segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sistema endócrino

SÍNDROME E DOENÇA DE CUSHING

A síndrome de Cushing é um distúrbio hormonal causado pela exposição corporal prolongada a elevados níveis de cortisol, também chamada de hipercortisolismo.
É uma desordem relativamente rara e afeta principalmente adultos entre 20 e 50 anos, sendo estimado que 10 a 15 de cada milhão de pessoas são afetadas a cada ano. O cortisol é normalmente produzido pelas glândulas supra-renais, localizadas bem acima dos rins. Pertence a uma classe de hormônios chamada de glicocorticóides, os quais afetam quase todos órgãos e tecidos do corpo.
Entre sua principais tarefas, o cortisol ajuda a manter a pressão sangüínea e a função cardiovascular, a diminuir a resposta inflamatória do sistema imunológico e a regular o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.
As manifestação clínicas da síndrome de Cushing são bastante variadas, mas se destacam a face arredondada e de coloração avermelhada, obesidade central (abdominal), aumento de tecido adiposo atrás e logo abaixo do pescoço, cansaço e fraqueza muscular e elevação da pressão arterial. A pele pode tornar-se frágil e fina, com estrias violáceas em algumas áreas. As mulheres podem apresentar um crescimento excessivo de pêlos na face, pescoço, tórax, abdome e coxa. A menstruação pode tornar-se irregular ou cessar completamente. Homens podem ter diminuição da fertilidade e do desejo sexual. Os ossos podem tornar-se mais fracos (com osteoporose), aumentando o risco de fraturas em costelas e coluna vertebral.
O diagnóstico da doença de Cushing é baseado em dados da história médica, exame físico, testes hormonais e exames de imagem.
O objetivo destes exames é determinar se existe excesso de cortisol e demonstrar que sua origem é hipofisária. A interpretação dos testes para confirmação diagnóstica e a conduta terapêutica devem ser conduzidas por endocrinologista experiente na área.



Referência:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?392,http://www.angelfire.com/ri/josivan/cushing.html

Equipe:Amanda Kelly,Ana Cristina,Sâmia Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário