sábado, 17 de abril de 2010

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA INSUFICIÊNCIA CÓRTICO SUPRA RENAL(DOENÇA DE ADDISON)

Como os sintomas se iniciam lentamente e são subtis, e dado que nenhuma análise de laboratório é definitiva, é frequente que a doença de Addison passe despercebida. Por vezes, um estado de stress intenso, devido a acontecimentos como um acidente, uma operação ou uma doença grave, torna os sintomas mais evidentes e desencadeia uma crise.

As análises de sangue podem mostrar uma carência de corticosteróides, especialmente de cortisol, assim como um valor baixo de sódio e um alto de potássio. As medições da função renal, como a determinação da ureia e da creatinina no sangue, geralmente indicam que os rins não estão a trabalhar correctamente. Os valores de corticosteróides, controlados depois de uma injecção de adrenocorticotropina (uma prova de estimulação), são úteis para distinguir a insuficiência supra-renal da insuficiência hipofisária. Como última opção, uma injecção de hormona que liberta adrenocorticotropina revela se a causa do problema é a insuficiência do hipotálamo.

Tratamento

Independentemente da causa, a doença de Addison pode ser mortal e deve ser tratada, em primeiro lugar, com prednisona oral. Contudo, em casos muito graves administra-se desde o princípio cortisol por via endovenosa e a seguir comprimidos de prednisona. A maior parte dos doentes que sofre da doença de Addison também precisa de tomar 1 ou 2 comprimidos diários de fludrocortisona, a fim de normalizar a excreção de sódio e potássio. A administração da fludrocortisona pode por fim reduzir-se ou ser suspensa em alguns doentes. Contudo, terão de tomar prednisona diariamente durante o resto da vida. Podem ser precisas doses maiores quando o corpo está submetido a stress em consequência de uma doença. Embora o tratamento deva continuar ao longo da vida, as perspectivas de uma duração média de vida normal são excelentes.

POSTADO POR: Maria Albertina Deodato de Brito, em 17/04/2010, às 23:25
Referência: http://www.manualmerck.net/?id=172&cn=1340

Nenhum comentário:

Postar um comentário