segunda-feira, 5 de abril de 2010

Incidentalomas de supra-renal


Incidentaloma é o termo habitualmente utilizado para definir massas da supra-renal, clinicamente silenciosas, detectadas durante exames diagnósticos ou terapêuticas, para patologias não relacionadas com a glândula supra- renal. Por definição são excluídos os doentes submetidos a exames imagiológicos para estadiamento de qualquer neoplasia, pela probabilidade do diagnóstico de metástases da supra-renal.
Descritos pela primeira vez há mais de 20 anos, os incidentalomas da supra-renal tornaram-se achados frequentes na prática médica pelo que a abordagem correta desta patologia é essencial. Os algoritmos sugeridos para avaliação endócrina e imagiológica, variam muito nos diferentes centros o que reflete o limitado conhecimento da história natural das massas da supra-renal. Fundamentalmente deve-se determinar se a lesão é funcionante ou não, e se é benigna ou maligna, de forma a orientar a terapêutica para a excisão cirúrgica ou tratamento conservador.
As massas da supra-renal diagnosticadas de forma acidental podem ser benignas ou malignas e podem ter origem no cortéx ou na medula da supra-renal.
Os Adenomas do cortéx da supra-renal são o diagnóstico anatomopatológico mais frequente nos incidentalomas. Os tumores da medula são menos frequentes e representados maioritariamente pelos feocromocitomas.


Postado por: Nara Juliana (Biomedicina 348-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário